INSTALAÇÕES

O LB conta com uma infraestrutura de 600 m2 divididos por três pavimento. O primeiro andar destina-se às atividades em escala semi-piloto: pré-tratamento da biomassa, hidrólise enzimática, processamento dos xaropes de biomassa e fermentação, além da produção de enzimas celulolíticas. No mezanino localiza-se um espaço para reuniões. O terceiro andar abriga salas para administração, laboratório de pesquisa e a parte analítica avançada. A possibilidade de reunir as principais etapas do processamento da biomassa em um mesmo espaço físico favorece o avanço na integração das etapas.

SALA DE PRÉ-TRATAMENTO I

Esse espaço possui equipamentos capazes de realizar pré-tratamento físico-químicos na biomassa lignocelulósica, como tratamento hidrotérmico e explosão a vapor. Os diversos parâmetros de processo são estudados com objetivo de otimizar os pré-tratamentos, aumentando os rendimentos de hidrólise e melhorando a economia dos processos.

Reator Parr 1L

Promove o tratamento hidrotérmico da biomassa lignocelulósica em altas temperaturas e pressões em atmosfera de Ar sintético, CO2 ou N2.

Marca: Parr (modelo 4848)

Reator REGMED

Promove o tratamento hidrotérmico da biomassa lignocelulósica seguido de explosão a vapor em temperaturas até 210° C e pressões de até 16 bar em atmosfera de Ar sintético, CO2 ou N2. Possui um sistema de despressurização e descarga rápida através de um sistema pneumático de válvula.

Marca: REGMED (modelo HB-21)

SALA DE PRÉ-TRATAMENTO II

Esse espaço possui equipamentos capazes de realizar pré-tratamentos físicos na biomassa lignocelulósica, como moagem e extrusão. Os diversos parâmetros de processo são estudados com objetivo de otimizar os pré-tratamentos, aumentando os rendimentos de hidrólise e melhorando a economia dos processos.

Moinho tipo universal de facas

Cominui materiais secos de baixa e média durezas, assim como materiais fibrosos e misturas, em modos batelada ou contínuo.

Marca: Retsch (modelo SM 300)

Moinho de facas

Cominui materiais secos de baixa e média durezas, assim como materiais fibrosos e misturas.

Marca: Fritsch (modelo Pulverisette 19)

Moinho de bolas planetário

Cominui materiais secos e úmidos, aumentando sua área de superfície e reduzindo sua cristalinidade.

Marca: Retsch (modelo PM 400)

Extrusora

Associada a solventes clássicos e iônicos, promove a mistura e tratamento de biomassas lignocelulósicas.

Marca: Thermo Electron GmbH (modelo RheoDrive 7)

Peneirador e moinho vibratório

Cominui materiais secos e úmidos, aumentando sua área de superfície e reduzindo sua cristalinidade; fraciona amostras em diferentes tamanhos de partícula.

Marca: Fritsch (Vibratory Micromill Pulverisette 0)

SALA DE HIDRÓLISE

Esse espaço possui equipamentos para hidrólise da biomassa lignocelulósica em diferentes escalas, desde mililitros até litros, permitindo o estudo de scale-up do processo, bem como otimização de seus parâmetros.

Reatores de 1L e 10L

Possibilita a realização de biorreações e fermentações em regime de batelada simples ou alimentada com sistema de aeração e agitação, podendo-se modificar o tipo de pá utilizada. Possui sistema de monitoramento e controle online capaz de gerenciar as funções como pH, oxigênio dissolvido, temperatura, agitação e níveis de meio de cultura e espuma.

Marca: Sartorius (modelo Biostat B)

Shaker incubadora

Shaker de agitação orbital com controle de temperatura e rotação utilizado para hidrólise de biomassas celulósicas.

Marca: New Brunswick Scientific (INNOVA 4230)

Analisador de umidade

Determina teores de umidade ou sólidos totais de produtos granulados, pós, líquidos e outros.

Marca: Gehaka (IV3000)

SALA DE PRODUÇÃO DE ENZIMAS

Esse espaço possui equipamentos para produção de enzimas em maior escala. Também estão localizados nessa sala aparelhos para caracterização da biomassa lignocelulósica e estudos de produção de microalgas.

Reator 30L

Possibilita o acompanhamento de parâmetros como pH, temperatura e agitação ao longo do processo de hidrólise de biomassa lignocelulósica.

Marca: Infors HT (Techfors-S)

Rotaevaporador

Permite a evaporação de solventes de forma acelerada. Opera com chiller a 10 ºC e banho aquecido entre 40-50 ºC

Marca: Buchi Labortechnik AG (modelo R-II)

Liofilizador

Liofiliza materiais lignocelulósicos, microrganismos e enzimas sem modificações estruturais ou perda de atividade significativas.

Marca: Christ (modelo Delta 1-24 LSC)

Multicultivador

Possibilita o estudo concomitante de diversas condições de cultivo de microalgas, como intensidade e regime de iluminação, aeração e composição do meio de cultivo.

Marca: Photon Systems Instruments MC 1000

LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL

Esse espaço conta com diversos aparelhos destinados à atividades de produção de enzimas, algas e fermentação em escala de bancada, bem como manutenção de microrganismos e purificação e caracterização de enzimas.

Shakers incubadores

Shaker de agitação orbital com controle de temperatura e rotação utilizado para produção de enzimas, fermentação e crescimento de microalgas.

Marca: New Brunswick Scientific (INNOVA 44/44R)

Analisador bioquímico

Realiza análises de concentração de glicose e lactato por método enzimático.

Marca: YSI (2700 select)

Mufla

Utilizada na análise de cinzas de biomassas celulósicas

Marca: Thermo Scientific (Lindberg Blue M)

ÁREA ANALÍTICA

A sala no LB onde são realizadas as análises através de técnicas de cromatografia é equipada com aparelhos modernos para identificação de diversas moléculas como açúcares, etanol, inibidores e lipídeos.

HPLC (High Performance Liquid Chromatography)

Determinação de açúcares, subprodutos e produtos de degradação em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.

Marca: ThermoScientific (Ultimate 3000)

HPLC (High Performance Liquid Chromatography)

Determinação de açúcares, subprodutos e produtos de degradação em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.

Marca: Hitachi-Merck (Elite Lachrom)

HPAEC (High Performance Anion Exchange Chromatography)

Determinação de açúcares em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.

Marca: Dionex (ICS-5000)

GC (Gas Chromatography)

Determinação de lipídeos e produtos de degradação em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.

Marca: ThermoScientific (Trace 1310)