INSTALAÇÕES
O LB conta com uma infraestrutura de 600 m2 divididos por três pavimento. O primeiro andar destina-se às atividades em escala semi-piloto: pré-tratamento da biomassa, hidrólise enzimática, processamento dos xaropes de biomassa e fermentação, além da produção de enzimas celulolíticas. No mezanino localiza-se um espaço para reuniões. O terceiro andar abriga salas para administração, laboratório de pesquisa e a parte analítica avançada. A possibilidade de reunir as principais etapas do processamento da biomassa em um mesmo espaço físico favorece o avanço na integração das etapas.
SALA DE PRÉ-TRATAMENTO I
Esse espaço possui equipamentos capazes de realizar pré-tratamento físico-químicos na biomassa lignocelulósica, como tratamento hidrotérmico e explosão a vapor. Os diversos parâmetros de processo são estudados com objetivo de otimizar os pré-tratamentos, aumentando os rendimentos de hidrólise e melhorando a economia dos processos.
Reator Parr 1L
Promove o tratamento hidrotérmico da biomassa lignocelulósica em altas temperaturas e pressões em atmosfera de Ar sintético, CO2 ou N2.
Marca: Parr (modelo 4848)
Reator REGMED
Promove o tratamento hidrotérmico da biomassa lignocelulósica seguido de explosão a vapor em temperaturas até 210° C e pressões de até 16 bar em atmosfera de Ar sintético, CO2 ou N2. Possui um sistema de despressurização e descarga rápida através de um sistema pneumático de válvula.
Marca: REGMED (modelo HB-21)
SALA DE PRÉ-TRATAMENTO II
Esse espaço possui equipamentos capazes de realizar pré-tratamentos físicos na biomassa lignocelulósica, como moagem e extrusão. Os diversos parâmetros de processo são estudados com objetivo de otimizar os pré-tratamentos, aumentando os rendimentos de hidrólise e melhorando a economia dos processos.
Moinho tipo universal de facas
Cominui materiais secos de baixa e média durezas, assim como materiais fibrosos e misturas, em modos batelada ou contínuo.
Marca: Retsch (modelo SM 300)
Moinho de facas
Cominui materiais secos de baixa e média durezas, assim como materiais fibrosos e misturas.
Marca: Fritsch (modelo Pulverisette 19)
Moinho de bolas planetário
Cominui materiais secos e úmidos, aumentando sua área de superfície e reduzindo sua cristalinidade.
Marca: Retsch (modelo PM 400)
Extrusora
Associada a solventes clássicos e iônicos, promove a mistura e tratamento de biomassas lignocelulósicas.
Marca: Thermo Electron GmbH (modelo RheoDrive 7)
SALA DE HIDRÓLISE
Esse espaço possui equipamentos para hidrólise da biomassa lignocelulósica em diferentes escalas, desde mililitros até litros, permitindo o estudo de scale-up do processo, bem como otimização de seus parâmetros.
Reatores de 1L e 10L
Possibilita a realização de biorreações e fermentações em regime de batelada simples ou alimentada com sistema de aeração e agitação, podendo-se modificar o tipo de pá utilizada. Possui sistema de monitoramento e controle online capaz de gerenciar as funções como pH, oxigênio dissolvido, temperatura, agitação e níveis de meio de cultura e espuma.
Marca: Sartorius (modelo Biostat B)
Shaker incubadora
Shaker de agitação orbital com controle de temperatura e rotação utilizado para hidrólise de biomassas celulósicas.
Marca: New Brunswick Scientific (INNOVA 4230)
SALA DE PRODUÇÃO DE ENZIMAS
Esse espaço possui equipamentos para produção de enzimas em maior escala. Também estão localizados nessa sala aparelhos para caracterização da biomassa lignocelulósica e estudos de produção de microalgas.
Reator 30L
Possibilita o acompanhamento de parâmetros como pH, temperatura e agitação ao longo do processo de hidrólise de biomassa lignocelulósica.
Marca: Infors HT (Techfors-S)
Rotaevaporador
Permite a evaporação de solventes de forma acelerada. Opera com chiller a 10 ºC e banho aquecido entre 40-50 ºC
Marca: Buchi Labortechnik AG (modelo R-II)
Liofilizador
Liofiliza materiais lignocelulósicos, microrganismos e enzimas sem modificações estruturais ou perda de atividade significativas.
Marca: Christ (modelo Delta 1-24 LSC)
LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL
Esse espaço conta com diversos aparelhos destinados à atividades de produção de enzimas, algas e fermentação em escala de bancada, bem como manutenção de microrganismos e purificação e caracterização de enzimas.
Shakers incubadores
Shaker de agitação orbital com controle de temperatura e rotação utilizado para produção de enzimas, fermentação e crescimento de microalgas.
Marca: New Brunswick Scientific (INNOVA 44/44R)
Analisador bioquímico
Realiza análises de concentração de glicose e lactato por método enzimático.
Marca: YSI (2700 select)
ÁREA ANALÍTICA
A sala no LB onde são realizadas as análises através de técnicas de cromatografia é equipada com aparelhos modernos para identificação de diversas moléculas como açúcares, etanol, inibidores e lipídeos.
HPLC (High Performance Liquid Chromatography)
Determinação de açúcares, subprodutos e produtos de degradação em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.
Marca: ThermoScientific (Ultimate 3000)
HPLC (High Performance Liquid Chromatography)
Determinação de açúcares, subprodutos e produtos de degradação em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.
Marca: Hitachi-Merck (Elite Lachrom)
HPAEC (High Performance Anion Exchange Chromatography)
Determinação de açúcares em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.
Marca: Dionex (ICS-5000)
GC (Gas Chromatography)
Determinação de lipídeos e produtos de degradação em amostras líquidas do processamento de biomassa e da fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa.
Marca: ThermoScientific (Trace 1310)